Se um viajante em uma noite de inverno – Ítalo Calvino
Na introdução do texto o autor quer que o leitor se acomode confortavelmente e faz sugestões de posições mais cômodas e, curiosamente, entre elas, está à idéia de ler na sela de um cavalo, com o livro apoiado na crina do animal, preso às suas orelhas por um arreio especial.
Este livro trata da leitura, trazendo-a como uma ação prazerosa de se realizar. Julga que o leitor é do tipo que não espera nada de nada, não tem expectativas e, que por fazer tantas renúncias em sua vida, acredita que seja certo, conceber a si mesmo, o prazer da expectativa num âmbito bastante circunscrito que é o livro, pois, nos livros, as coisas podem ir bem ou mal, mas o risco da desilusão não é grave.
Comentário: O texto de Ítalo Calvino é ótimo, ele avisa o leitor para que se prepare confortavelmente para ler o livro e, que não esqueça de nada que poça atrapalhar sua leitura, pode ser um aviso de que o livro irá envolvê-lo, de tal modo, que ele não irá querer parar de ler por nada, o leitor é uma pessoa que não cria expectativas no mundo real.
O Milagre brasileiro – Fausto Boris
O texto do milagre brasileiro foi um período de extraordinário crescimento econômico na história política deste país, se caracterizou por ampla disponibilidade de recursos financeiros, crescimento industrial, aumento das importações e exportações.
Essa política prejudicou trabalhadores de baixa qualificação, que prestavam seus serviços a salário muito baixos, enquanto que trabalhadores bem qualificados, eram super valorizados.
O Brasil ficou conhecido no exterior por ter posições de destaque pelo seu potencial econômico em contraste com indicadores de baixa qualidade de vida da população.
Comentário: O autor aborda história da economia brasileira hoje, de forma irônica percebemos que enfrentamos conseqüências de ações mal planejadas naquela época: a devastação da natureza, problemas sociais, entre outros, demonstrando como a política era controlada e a crise social em que o país se encontra em razão dos projetos do governo para o desenvolvimento econômico não preverem o consumo sustentável em contraste com uma sociedade que desde aquele período já ansiava por melhores condições.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário