quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Avaliação do 1º mês de curso- Alessandra, Olívia e Aurea

AVALIAÇÃO DO MODULO I

As práticas de leitura e de escrita na Web foram desenvolvidas como recursos de aprendizagem, sendo o blog uma novidade que apresenta maneira diferente de divulgar projetos, contribuir para a pesquisa e uma de suas vantagens é o poder da interatividade.
A leitura e escrita no ambiente virtual vêm inovar as tradicionais formas de leitura em livros didáticos e literatura clássica e na forma de escrita (registros no blog), pois se cria uma forma de analisar as atividades sociais da leitura e da escrita com opiniões de um grupo de pessoas que buscam algo em comum.
A interação no blog tem permitido a todos nós usuários colocarmos novas informações na rede e interagir com outros também. O blog tem sido utilizado ainda para registrar os conhecimentos adquiridos durante o curso, sendo, portanto ferramenta de estudo, e dessa forma tornando-se possível enriquecer os conhecimentos buscados.
As mudanças de conceitos nos conhecimentos sobre os gêneros discursivos propuseram um novo olhar acerca dos procedimentos de leitura e escrita, principalmente em como trabalhar com o aluno, compreender que há procedimentos distintos dentro de cada finalidade de um texto e que os contextos que os envolvem assumem caráter de grande relevância e que pode variar também as facilidades/dificuldades de um leitor/escritor de acordo com sua experiência e capacidades solicitadas.
Os textos, que são inúmeros, assumem uma função social e outra específica, dependendo da esfera de produção e gênero discursivo a que pertencem, aspectos estes que devem ser levados em conta, pois interferem tanto nas atividades de leitura como de escrita porque assumem objetivos e finalidades diferentes e devem ser trabalhados com os alunos (fontes de textos).
Desde o Ensino Médio em Rede, a escola passou a lidar de modo ainda mais específico no trato com os procedimentos da leitura que foram enriquecidas também com a implantação do Saresp e do ENEM, que tem refletido tanto na postura do professor quanto na avaliação dos alunos, as avaliações internas passaram a trazer características das avaliações externas (capacidades/habilidades) como também o trabalho com a leitura e escrita sempre contextualizada em situações pertinentes.

Um comentário:

Cid disse...

muito bem argumentado.excelente.